A Laranja Amarga é muito confundida com a Laranja Moro quando falamos de fitoterapia para emagrecimento, mas há diferenças! Neste artigo, veremos para que serve o Citrus aurantium e seus benefícios!
O que é Laranja Amarga?
Você achou um suplemento de laranja e agora não sabe se é Laranja Amarga ou Laranja Moro? É, apesar das duas serem utilizadas principalmente para emagrecimento, são espécies diferentes!
O nome científico da Laranja Amarga é Citrus aurantium, enquanto da Laranja Moro é Citrus sinensis. E além de chamar essa fruta de Laranja Amarga, talvez você já tenha ouvido falar de outros nomes populares dessa querida, como laranja azeda, laranja da terra, laranja de fazer doce...
Essa laranja que não é nada comum para se comer in natura devido ao seu sabor forte é, na verdade, uma híbrida do pomelo (Citrus maxima) e da tangerina (Citrus reticulata).
Opa! A Laranja Moro também é uma híbrida dessas duas espécies e não é igual a Laranja Amarga! E aí?
Realmente as duas são híbridas das mesmas espécies, mas elas têm histórias genéticas diferentes. A variação genética das espécies é um assunto complexo e fascinante de aprender, mas vamos resumir um pouquinho para esclarecer sobre essas duas laranjas: enquanto a Laranja Amarga é uma híbrida mais direta, a Laranja Moro é fruto de cruzamentos sucessivos. E vale outro lembrete: a Laranja Moro é uma variedade da Citrus sinensis que surgiu e foi aprimorada na região da Sicília, na Itália.
Se você quiser uma comparação mais lúdica para entender que as mesmas espécies "mães" podem originar espécies híbridas diferentes, pense no caso de quem tem irmãos (que não são gêmeos idênticos). Apesar dos mesmos pais, os irmãos podem ser bem distintos! No caso dessas laranjas, uma é mais amarga e outra mais doce — e basta provar uma fatia de cada uma para ter certeza de como são nada iguais!
A Laranja Amarga veio do Sudeste Asiático, indo para o Mediterrâneo e a Península Ibérica através dos árabes. Se espalhou bem pela Europa, tanto que em países nórdicos, por exemplo a Suécia e a Finlândia, as cascas são moídas para o preparo de biscoitos e sobremesas natalinas. Ela também faz parte de uma tradicional receita inglesa de marmelada e de versões mais antigas do duck à l´orange, uma receita francesa.
E, depois que foi difundida na Espanha, foi levada além do Atlântico para as Américas durante a invasão ibérica. Em Cuba, a casca da Laranja Amarga é cozida junto com caldas açucaradas e comidas junto com queijo e buñuelos, um tipo de massa frita.
Além de ser uma opção criativa na cozinha e até mesmo um ingrediente para preparo de bebidas, a Laranja Amarga também tem propriedades interessantes para fins cosméticos, tanto é que existem óleos essenciais de Laranja Amarga e uso em perfumaria. E é claro, é usada também para fins medicinais.
Agora que você sabe bastante sobre a história da Laranja Amarga, vamos entender para que ela serve!
Laranja Amarga: para que serve
Afinal, a Laranja Amarga serve para quê? Apesar de ser mais associada ao combate à obesidade, há outros benefícios no consumo da Laranja Amarga. Vamos conferir com mais detalhes as características e ações desta espécie para entender os seus efeitos!
As partes utilizadas para os suplementos são as cascas do fruto, embora outras partes possam ser utilizadas na alimentação ou em preparados na medicina tradicional, como suas flores.
Em geral, os componentes da Laranja Amarga são:
- Vitamina C e A
- Fósforo
- Cálcio
- Ferro
- Óleos essenciais
- Sinefrina (alcalóide apontado como principal responsável pelo seu impacto no emagrecimento)
Possui ações
- Diurética
- Antioxidante
- Anti-inflamatória (leve)
- Colagoga
- Antiespasmódica
- Digestiva
- Carminativa
E é vendido na forma de cápsulas, chá e tintura. Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico manipulado para você, não se preocupe. A Oficina de Ervas tem todas essas versões para você escolher!
E quais são suas indicações de uso?
A principal indicação da Laranja Amarga é seu uso para tratamento de obesidade! E é claro, dá para incluir na alimentação através de sucos (que mais parecem limonadas), chá e doces. Só cuidado para não cair na tentação de geleias e sobremesas em excesso.
Mas a indicação para emagrecimento não é a única coisa que a Laranja Amarga pode te ajudar. Veja todos os usos abaixo:
- Auxílio na perda ou manutenção de peso
- Melhora desconfortos gástricos leves, como má digestão, azia, gastrite, refluxo
- Ameniza gases
Laranja Amarga emagrece mesmo?
O principal componente indicado como responsável pelo favorecimento da perda de peso da Laranja Amarga é a sinefrina, também chamada de p-sinefrina, embora não se descarte o mecanismo sinérgico de todo seu fitocomplexo. Esse alcalóide estimula a lipólise, ou seja, a quebra de gordura (lipídios) em ácidos graxos e glicerol. Aumenta-se também o metabolismo através do estímulo da termogênese (transformação de gorduras em energia). Há também efeitos sobre a supressão de apetite.
Vale a pena entender também um pouco mais sobre a sinefrina devido à sua ação adrenérgica, ou seja, que estimula certos receptores do sistema nervoso simpático, aquele mesmo que ativa nossas respostas de estresse, como "luta ou fuga". Isso envolve possível aumento de frequência do coração, o que não é ideal para quem tem condições cardíacas — ainda que o efeito não seja imediato ou tão acentuado. Mas é uma condição interessante para quem quer mais estímulo ou energia para praticar atividades físicas.
Sobre o efeito termogênico, que acelera o metabolismo e o gasto calórico, vale o bom-senso: Ainda que seja um ingrediente interessante em rotinas saudáveis e estratégias para emagrecimento, sozinho ele não terá impacto significativo na perda de peso. Por isso, precisamos reiterar que essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável, envolvendo atividades físicas e também uma relação saudável com alimentos.
A Laranja Amarga pode te ajudar a emagrecer, no entanto, pelas razões citadas acima, mantenha atenção e tire dúvidas com fitoterapeutas.
Recomendamos sempre uma rotina saudável. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Laranja Amarga: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Laranja Amarga é bem tolerada pelo organismo, sendo uma alternativa popular de chá e também para o preparo de doces. Não encontram-se relatos de toxicidade e efeitos colaterais graves no consumo in natura ou de seu suplemento.
Mas, é possível que efeitos colaterais venham a acontecer pela acidez da fruta: a acidez pode favorecer irritações gastrointestinais, especialmente em pacientes com gastrites, refluxos, úlceras… . Esses efeitos podem surgir através do consumo exagerado e/ou prolongado desse fitoterápico.
Alerta-se também pela possibilidade de náuseas, hipoglicemia e alterações na pressão arterial. Lembre-se de buscar orientação profissional para uma indicação correta e manter o uso de acordo com a posologia recomendada!
- Não recomenda-se fitoterápicos de Laranja Amarga a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize suplementos de Citrus aurantium. No caso de encontrar versões in natura, converse com seu médico e nutricionista para conferir se há alguma contraindicação para você!
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
- Não é recomendado para diabéticos.
- Não é recomendado para pacientes com problemas cardiovasculares e/ou hipertensão.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Laranja Amarga da melhor forma.
Veja abaixo a dosagem usual:
- Cápsulas: A dosagem sugerida é de 300 mg a 500 mg, 2 vezes ao dia e antes das refeições.
- Chá: A proporção é de 5g a 7g das cascas da Laranja Amarga para cada xícara (240ml) de água; 2 vezes ao dia e antes das refeições. Além da tintura e das cápsulas, nós oferecemos essa opção de chá aqui na Oficina de Ervas! O método de preparo é a decocção.
Lembre-se que é necessário avaliar suas necessidades e características individuais antes de tomar, combinado?
Laranja Amarga: preço e onde comprar
Você pode comprar a Laranja Amarga no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://en.wikipedia.org/wiki/Bitter_orange
https://en.wikipedia.org/wiki/Citrus_taxonomy
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laranja
https://www-sciencedirect-com.translate.goog/topics/food-science/orange
https://discovercostadelaluz.com/bitter-oranges-of-andalucia/