9 dicas para ter uma vida longa e saudável

É comum pensar que a longevidade está ligada apenas aos genes. A pessoa logo faz os cálculos e conclui: "Se meus avós viveram até os 90 e tantos, tenho mais chances de viver até lá também."

No entanto, há estudos mostrando que, na verdade, o estilo de vida e a alimentação são os fatores-chave para uma vida longa e saudável. A genética colabora, e muito, mas não é determinante.

Isso significa que dá para correr atrás da longevidade desde cedo por meio de bons hábitos, alimentação balanceada e também da fitoterapia. Por isso, vamos falar de algumas plantas que podem ajudá-lo a viver com qualidade de vida por muitos e muitos anos. Vamos lá?

 

O que significa longevidade?

A definição de longevidade é bem objetiva. Trata-se da capacidade de sobreviver além da expectativa de vida de uma população.

Há séculos o homem já procurava um elixir da vida para ser imortal ou se manter jovem para sempre. Se antigamente procuravam uma poção mágica, hoje as pessoas estão dispostas a fazer coisas mais plausíveis para ter uma vida longa.

Praticar exercícios regulares e adotar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes são pontos importantes, senão fundamentais, para se viver bastante e com saúde. Mas também já se sabe a importância de cuidar da mente e da vida social, dos diversos prazeres e propósitos que tornam a vida agradável e alegre.

 

Viver muito, mas viver bem

Só que não basta viver até os 100 anos sem qualidade de vida, né? É aí que entra a importância de se prevenir de doenças e condições que comumente afetam os idosos. Podemos citar algumas que podem ser evitadas ou postergadas:

 

- Neurológicas: demência, Alzheimer, etc.

- Do sistema locomotor: fraqueza muscular, osteoporose, artrite.

- Cardiovasculares: hipertensão, aterosclerose, colesterol alto.

- Outras condições como diabetes, alterações hormonais.

- Problemas imunológicos e doenças como câncer.

Na fitoterapia, há diversas ervas com ações terapêuticas que protegem o organismo de várias dessas condições. Confira abaixo 9 produtos naturais que são grandes aliados para quem quer chegar à melhor idade cheio de saúde.

 

1- Astragalus

Quando se fala em longevidade, essa planta não pode ficar de fora. Há 5 mil anos, os chineses já usavam o astragalus para revigorar sua energia vital e o chamavam de Elixir da Longevidade.

A planta possui propriedades imunoestimulante, antioxidante, cardioprotetora e neuroprotetora. Por isso, é usada para estimular o sistema imunológico e proteger o coração e os neurônios ao longo do tempo. Sua capacidade antioxidante também ajuda a combater radicais livres e o desenvolvimento de cânceres.

Clique aqui para comprar o Astragalus

 

2- DHA

Esse é um dos famosos ácidos graxos do ômega 3, substância conhecida por seus inúmeros benefícios ao cérebro e ao sistema cardiovascular. Ele retarda o envelhecimento do cérebro, melhorando a memória e a concentração e ajudando a prevenir o Alzheimer. Além disso, tem papel na proteção do organismo contra neuropatias, formação de coágulos e hipertensão.

Recentemente, surgiu mais um estudo, publicado na Nature mostrando que pessoas com maiores níveis de DHA e EPA (outro ácido graxo do ômega 3) têm menos chances de morrer prematuramente.

Porém, a dieta ocidental costuma ser pobre nessa substância em comparação com as orientais. O Japão tem uma das dietas mais ricas em ômega 3 e, por coincidência ou não, tem um dos povos com maior expectativa de vida do mundo.

É bem difícil mudar a cultura alimentar de uma população inteira, mas felizmente existem formas práticas de suprir essa deficiência, por exemplo, usando cápsulas de DHA.

Clique aqui para comprar o DHA

 

3- Ginkgo biloba

O ginkgo também é uma planta antiga e famosa pelos benefícios à saúde neurológica. É muito usado no tratamento de desordens de memória e distúrbios de atenção, queda da capacidade auditiva, vertigem e labirintite.

Sua ação antioxidante ajuda a prevenir acidentes vasculares e o envelhecimento do organismo, além de ser um hipotensor suave.

Existem vários estudos analisando os efeitos do Ginkgo no tratamento de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, mas também em problemas como esteatose hepática e resistência à insulina, condições mais comuns em idosos.

Clique aqui para comprar o Ginkgo biloba

4- Rhodiola rosea

Essa planta, conhecida como Raiz de Ouro, é famosa por sua ação antioxidante e adaptogênica. É muito usada por quem quer melhorar o desempenho mental e a memória e também para problemas como fadiga, impotência, baixo rendimento e resistência física.

Os pesquisadores têm cada vez mais estudado os efeitos da Rhodiola contra o câncer e também seu papel neuroprotetor contra o estresse oxidativo das células. Tais efeitos ajudam a explicar o porquê de se usar essa planta para promover a longevidade e a resistência do organismo ao longo da vida.

Clique aqui para comprar a Rhodiola rosea

 

5- Maca peruana

Quem conhece a maca provavelmente já ouviu sobre seu uso como afrodisíaco. Seus benefícios ajudam a tratar condições que se tornam mais comuns conforme a idade avança como: a impotência sexual masculina e a falta de hormônios em mulheres na menopausa, mas não é só isso.

A maca peruana também tem ações que podem colaborar no tratamento de osteoporose, desnutrição e descalcificação. Por ser rica em esterois, ela ajuda no fortalecimento muscular e pode até ser usada como alternativa natural aos esteroides anabolizantes.

Clique aqui para comprar a Maca Peruana

 

6- Aswaganda

Essa planta é um tônico revitalizante do sistema nervoso, muito usado para combater o estresse e a estafa mental.

Dentre suas ações benéficas para a saúde estão seus efeitos antitumoral, estimulante da memória, neuroprotetor e antioxidante. Ela também possui atividades hepatoprotetora, hipoglicemiante e que reduz o colesterol, benefícios muito interessantes para quem quer envelhecer evitando alguns dos problemas mais comuns na terceira idade.

Clique aqui para comprar a Aswaganda

 

7- Cúrcuma

Essa não pode faltar! A cúrcuma já virou uma das plantas preferidas de quem quer ter uma vida longa e saudável. É um potente antioxidante que combate os radicais livres evitando suas ações destrutivas nas células. Além disso, é conhecido por prevenir o mal de Alzheimer e distúrbios cardiovasculares.

Vários estudos recentes também têm observado seu potencial antitumoral e sua ação sobre a recuperação muscular em atletas. E, ainda por cima, ela atua na proteção da elastina e colágeno, ajudando a manter o tônus da pele.

Tudo isso é só uma parcela dos benefícios da cúrcuma, mas que já mostram o quanto essa planta é poderosa para nossa saúde e bem-estar.

Clique aqui para comprar a Cúrcuma

 

8- Chlorella

Algo que nem sempre pensamos, mas prejudica o corpo conforme envelhecemos é a falta de nutrientes. São eles o combustível para que o organismo cumpra suas funções adequadamente.

Para ajudar nisso, existem dois alimentos riquíssimos em nutrientes: a chlorella e a spirulina (falaremos dela logo abaixo). A Chlorella é uma alga rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais que ajudam a melhorar o sistema imunológico, controlar o colesterol e triglicérides e regular nossa parte digestiva e intestinal.

Além disso, ela age como um desintoxicante natural no fígado e no intestino, ajuda a diminuir o envelhecimento orgânico e aumentar a atividade cerebral.

Clique aqui para comprar a Chlorella

 

9- Spirulina

Outro alimento super nutritivo é a spirulina, uma cianobactéria rica em proteínas e vitaminas. Seus nutrientes ajudam a evitar transtornos no sistema nervoso, anemias, cãibras e fadiga muscular.

Um dos fatores que podem prejudicar o corpo no envelhecimento é o aumento da gordura corporal e a spirulina também pode ajudar nisso. Ela é um dos mais famosos supressores de apetite naturais que ajuda no emagrecimento sem causar perdas nutricionais.

Além disso, ela ajuda a reduzir a pressão sanguínea, melhorar o sistema imunológico e manter a flora intestinal.

Clique aqui para comprar a Spirulina

 

Cuidados para todas as idades

Todas essas plantas fazem sua parte na hora de ajudar o organismo a se manter saudável agora e no futuro. Contudo, precisamos fazer nossa parte. O que semeamos agora será colhido lá na frente, por isso aqui vão aquelas orientações de sempre:

 

- Ter uma alimentação balanceada: rica em grãos, proteínas, com diversidade de frutas e vegetais.

- Praticar exercícios regulares respeitando as limitações que surgem com a idade.

- Manter a mente e o corpo ativos com hobbies, trabalhos manuais, mentais e outras atividades.

- Desfrutar da vida social e da companhia de familiares, amigos e pessoas queridas.

- Cultivar propósitos de vida, sonhos e objetivos independente da sua idade.

 

Lembre-se de que todas essas dicas provavelmente são o mais perto que chegaremos de um elixir da longevidade. Então é bom começar a tomá-lo o quanto antes!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e, como sempre, a equipe Oficina de Ervas está pronta para te ajudar. Você pode falar com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

 

REFERÊNCIAS

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/06/06/quer-viver-bastante-estudo-mostra-como-ter-uma-vida-longa-e-saudavel.htm

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5758356/

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/longevity

https://www.nature.com/articles/s41467-021-22370-2

https://www.eurekalert.org/pub_releases/2021-04/wom-nss042221.php

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780124105270000016

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2095177919309876?via%3Dihub

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33988813/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33732519/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33881421/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Andre Konophal
tem como manipular, essas nove(9) dicas em uma (1) só
⇒ Oficina de Ervas: Olá, André. Não é interessante tomar muitas plantas de uma vez. Caso ocorra algum efeito inesperado, fica complicado identificar qual das plantas foi responsável. Além disso, para caber as 9 em uma cápsula, teríamos que colocar uma dose muito baixa de cada uma. O ideal é começar com 1 ou 2. Se desejar uma sugestão, entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Josué Garcia
Tenho 72anos, tenho uma leve esteatose de fígado, minha glicose está em torno de 110 a 117,meus exames cardiológicos estão dentro do esperado para minha idade,caminho em média 6 km por dia,gostaria de saber qual seria a composição destas plantas para meu caso. Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Josué. A Silimarina (ativo da planta Cardo Mariano) é a mais indicada para tratar Esteatose Hepática. Clique no link abaixo para ver mais informações sobre: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Em relação às plantas que ajudam a ter uma vida longa e saudável, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas, informando se usa algum medicamento e, se afirmativo, qual (is) medicamento (s). Estamos à disposição.


• Terezinha de J M da Fonseca
Muito bom o informativo de vocês.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Terezinha. Agradecemos pelo seu depoimento e ficamos felizes que tenha gostado do nosso informativo. Estamos sempre à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos