Nome Científico: Illicium verum
Familia: Magnoliaceae

Histórico e Curiosidades: Existe uma grande confusão com o nome anis. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo "anis" ou "anis-verde" é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de "erva-doce". Sua origem é tida como chinesa. No século XIX Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, e foi a pessoa que a introduziu na Europa.  Além da China, também é encontrada em estado nativo no Vietnam. O anis estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço um tanto quanto salgado. Não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa. É muito empregado pela indústria farmacêutica, de bebidas e perfumaria. O nome de Illicium vem do radical latino illicere, que quer dizer "atrair e seduzir", daí vem o termo em português aliciar. E foi dado este nome devido ao aroma forte e agradável que exala, realmente seduzindo as pessoas.

Botânica: O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar até 18 metros de altura em estado nativo, mas em cultivos procura-se amnter a planta com um porte bem mais baixo, algo como 3 a 4 metros. Produz pequenas flores amarelas hemafroditas e muito perfumadas, suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada "ponta" existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalípto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho.

Cultivo e Colheita: Por ser uma arbórea de grandes raízes, prefere solos bem drenados, ricos em húmus. Toleram temperaturas baixas, entre -5  a  - 10° C, e em locais de temperatura mais baixa e ventos fortes é necessário paredes de proteção. Prefere anbientes bem iluminados, mas podem ser cultivados em local a meia sombra. Na China o anis é muito cultivado para a obtenção dos seus frutos, muito empregado em sua culinária e para a extração do seu óleo essencial utilizado medicinalmente. No Japão é cultivado aos redores dos templos religiosos e cemitérios. A multiplicação se dá pelas sementes, e não requer nenhuma técnica especial para estimular a germinação. Também pode ser multiplicadas por estaquia.

Parte Utilizada: A parte do vegetal que se utiliza são os frutos com suas sementes. Quando utilizado para mascar, colhen-se os frutos verdes, para o preparo de decocotos e extração de óleo utiliza-se os frutos maduros e secos. Suas folhas também são ricas em óleos essenciais. A casca de seu tronco é utilizada no preparo de incensos.

Princípios Ativos: Muito rico em óleos essenciais, que são utilizados principalmente como aromatizantes. Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anti-viral. O laboratório Roche possui a tecnologia para extração deste ácido do anis estrelado, e a partir desta substância isolada elobora o medicamento Tamiflu, um anti-viral potente que ficou muito famoso e teve um grande crescimento de vendas no período da "gripe aviária" e agora mais recentemente na "gripe suína".

Ação Farmacológica e Indicações: É muito parecida com as ações da "erva-doce", sendo muito empregado como digestivo e principalmente como carminativo, ou seja, facilita a eliminação de gases estomacais e intestinais, além de ser um excelente anti-espasmódico. Indicado na Malásia para dores de cabeça, isto pode nos levar a pensar que também possui uma ação no fígado, desintoxicando-o. Alguns trabalhos científicos mostraram um efeito semelhante à peniselina. Possui ação diurética e promove a vitalidade. É muito comum o chá para cólicas intestinais para recém nascidos, mas deve-se tomar cuidado com os excessos, pois pode intoxicar as crianças.

Efeitos Colaterias: Planta muito utilizada como fitoterápico e condimento, mas o seu excesso pode causar alguns transtornos, principalmente para crianças muito pequenas. Problemas de enjôo e neurológicos foram relatados.

Ademar Menezes Junior

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ediene Maria Tenório Santos
Quero uma muda ou sementes para plantar
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ediene, Não trabalhamos com venda de mudas e sementes para plantar. Temos os frutos para fazer chá, mas alguns desses frutos podem vir com a semente. Estamos à disposição.


• Valéria
Bom dia Fiquei um pouco em dúvida sobre a planta Magnólia. Ela é um nome Tb usado para anis estrelado? O nome científico Illiciun Verum é para ânis e strelado e magnolia? Agradeço pela atenção
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valéria "llicium verum" é o nome científico da espécie Anis Estrelado. O que ele tem em comum com a flor conhecida como Magnólia, é que são da mesma família botânica: Magnoliaceae. Para mais informações clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sol Alves
Voces cultivam? Voces conseguem os frutos inteiros? Tenho interesse para artesanato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sol. Não temos o cultivo de plantas. Apenas usamos como matéria prima para preparo de medicamentos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos