Artemísia – Artemisia vulgaris

Artemísia - Artemisia vulgarisA Artemísia (Artemisia vulgaris) também é conhecida como Flor-de-Diana, Erva-de-São-João, Artemísia-Comum, Artemísia-Verdadeira, Artemísia-Branca (Artemisia lactiflora), Artemísia-Ocidental (Artemisia ludoviciana). Pertence a família das Asteraceae.

Principais Indicações da Artemísia: amenorréia, anorexia, artrite, asma, contusões, depressão, disenteria, dismenorréia, dispepsia, dor de garganta, gota, hepatite, histeria, icterícia, inchaços, infecção fungosa, malária, menopausa, parasitas, sarna, vermes.

Propriedades Medicinais da Artemísia: anti-helmíntico, antiespasmódico, anti-séptico, aperitivo, colagogo, desinfetante, diaforético, diurético, emenagogo, estimulante estomacal, hemostático, nervino, purgante, tônico amargo, tônico digestivo, tônico uterino.

É útil para combater nematelminto e verme intestinal (ascáride, oxiúro). É um purgante moderado. Use compressa ou cataplasma para juntas artríticas, contusões e picadas de inseto. Usada em forma de unguento para inchaços, lavagem para gota e infecção fungosa. Gargarejo para dor de garganta. A Artemísia às vezes é defumada para aliviar a asma.

Embora tenha gosto muito amargo, a planta já foi usada na Europa para fazer bolinhos, linguiças, saladas etc. É acrescentada a cerveja, vermute e absinto. É composta de óleo essencial (linalol, cineol, tujona, borneol, pineno), princípio amargo, flavonóides, lactonas de sesquiterpenos (vulgarina), tanino, resina e inulina.

Evite usar grandes quantidadades interiormente ou em períodos estendidos. Evite durante gravidez. Grandes quantidade podem efetuar o sistema nervoso adversamente.

O nome de gênero, Artemisia, foi nomeado em homenagem a Artemis, deusa romana da caça e protetora das mulheres. A Artemísia era considerada das nove ervas curativas dos anglo-saxões. Os romanos colocavam a erva em suas sandálias para protegerem seus pés.

Acreditava que esta planta possuía poderes mágicos, e por isso era usada como um talismã proteger uma pessoa de mal. A lenda diz que São João Batista usava uma cinta ornada com Artemísias quando vivia na selva.

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• José Sateleia
É possível tratar hepatite b com está planta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Um dos fitoterápicos mais seguros e eficazes para auxiliar na hepatite é a Silimarina. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Josefa Pereira de Souza
Gostaria de fazer uso da artemísia para tratar fungos nas unhas dos pés, mas não encontrou a página da compra dela, vcs poderiam me auxiliar por gentileza?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Josefa. A Artemísia que apresenta ação antimicrobiana é a Artemisia absinthium, também chamada de losna. Segue o link: https://www.oficinadeervas.com.br/losna Você pode usar a tintura. Se quiser, pode acrescentar o óleo essencial de Tea Tree no tratamento, pois esse óleo é bastante eficaz no tratamento para eliminar fungos. https://www.oficinadeervas.com.br/tea-tree-melaleuca Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Se preferir, poderá chamar pelo whatsApp (16) 98234-0111 Estamos à disposição


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos