Astragalus, contribuindo com o fortalecimento do sistema imunológico.

Astrágalo é o nome comum de uma das ervas mais utilizadas na medicina chinesa, bem como o nome do grupo de plantas a partir do qual se origina. Astragalus membranaceus é conhecido na China como “Huang-qi”, que significa “líder amarelo”‘. “Huang” significa amarelo, referindo-se ao interior da raiz amarela. “Qi” significa líder, referindo-se a esta erva como um dos tônicos superiores na medicina chinesa.

Conta-se que há cerca de 5000 mil anos, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a fazer uso desta erva. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados a morte caso fossem pegos fazendo uso. Era conhecida como Elixir da Longevidade!

Sabe-se que a raiz do astrágalo é usada há mais de dois mil anos pelos chineses e é considerada uma das plantas mais importantes e populares para revigorar a energia vital, a promoção da saúde e reforçar o Qi. No Ocidente, começou a ser usada em 1800 na fabricação de vários tônicos, e a goma extraída do astrágalo (tragacanth) é ainda hoje usada como emulsionante e agente antidiarreico.

O Astragalus é também conhecido como ervilhaca de leite, Huang Qi, huang chi, Ogi, hwanggi, bei qi, radix astrágalos, chifre de cabra, dragão verde, Milk Vetch Root, Huang-qi (Yellow Leader), Astragalus root, Chinese Astragalus, Chinese Milkvetch, Huang Qui, Huang-qi, Membranous Milk Vetch, Yellow Vetch.

Pertence à família Fabaceae e a parte utilizada como fitoterápico são as raízes. Os componentes e princípios ativos: Astragalosídeos, beta-sitosterol, colina, cobre, d-frutose, astramembranagenina, isoastragalosídeos, ácido linoléico, cálcio, magnésio, ferro, sódio, potássio, saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos.

Indicação terapêutica:

O astragalo (Astragalus membranaceus) é usado para melhorar a resposta imune e manter a saúde global (Sinclair, 1998). Estimula ou potencializa os componentes do sistema imune, incluindo a atividade das células natural killer (NK)(Memorial Sloan-Kettering, 2005). Compostos que incluem as saponinas (um glicosídio encontrada na aveia, espinafre e outras plantas) e polissacarídeos podem afetar o efeito do astragalo no sistema imune.

Em indivíduos com baixo número de leucócitos, o astragalo pode aumentar o número de células brancas e níveis de interferon, importantíssimos no combate a vírus (Kurashige e col., 1999). Também observou-se que o astragalo intensifica a atividade dos macrófagos.

Mecanismo de ação:

Vários constituintes químicos de Astragalus como as saponinas, flavonóides, polisacarídeos e glicosídeos, têm sido identificados como ativos potenciais. Astragalus é também associado a outras ervas adaptogênicas como o ginseng promovendo a segurança contra vários fatores estressantes internos e externos. A combinação de Astragalus com equinácea é comum contra infecções da membrana mucosa.

Embora astrágalo não seja convencionalmente um tratamento para o câncer, ajuda no suporte da função imunológica e na sensação de bem-estar. Deve ser tomado como um preventivo ou em paralelo com o tratamento convencional, como a quimioterapia. A investigação clínica sugere que o astrágalo reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, aumenta a função imunológica. A raiz pode ser consumida durante um longo período de tempo para alcançar melhores resultados.

Principais benefícios:

Astrágalo é amplamente usado como um medicamento imunoestimulante para reduzir a incidência do resfriado comum e gripe.

É usado para reforçar a recuperação e reduzir a fadiga. (“deficiência do chi” - força de vida).

De acordo com a prática da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), é amplamente utilizado para revigorar e tonificar o Qi e o sangue, e como um importante adaptogeno.

No sistema de uso da MTC, o astrágalo não deverá ser usado durante os períodos de infecção aguda.

Parece ser bem tolerado, contudo existem diversas interações teóricas (não usar com supressores do sistema imunitário).

O astragaloside IV (principal componente estudado) melhorou a função pós-isquêmica e melhorou arritmias de corações de ratos in vitro. O astragalósideo IV também apresentou propriedades de cardioproteção, imuno-estimulantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antioxidantes e neuroprotetoras. Também inibe a formação de AGEs (produtos de glicação avançada) implicados nas complicações neuropáticas dos diabéticos, estimula a produção de imunoglobulinas e macrófagos, protege contra a toxicidade das quimioterapias, dentre outros benefícios e propriedades.

O astragalo é benéfico para o wei chi, ou seja, a energia vital protetora inerente do corpo. 

Contra-indicações:

Não são conhecidos contra-indicações com o produto. No entanto, devido ao fato de estimular o sistema imunológico, deve ser usado com cuidado por pessoas em terapia imunosupressiva assim como a administração após um transplante de órgão e por aqueles que sofrem de alguma doença autoimune como lúpus.

Dosagem Usual:

100 a 500mg ao dia em extrato seco.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• `Gilson Vieira
É a 2ª vez que estou usando manipulado 300 e 500 mg. A matéria é bem formulada. Meu objetivo hoje são proteger o organismo com nervos dormentes dos pés e mãos pós tratamento de hanseníase a 2 anos.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Gilson. Essa planta tem uma ação muito boa e por ser protetora dos nervos, pode acelerar o processo de recuperação. Você pode entrar em contato com a nossa equipe se tiver alguma dúvida ou quiser alguma orientação. Estamos à disposição e desejamos uma boa recuperação.


• Maria da luz Oliveira
Tenho fibrose pulmonar e queria saber se posso fazer tratamento com essa erva?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Até pode usar o Astragalus para imunidade e aumentar os níveis de energia. No entanto, para fibrose pulmonar, ele não será eficaz. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapuetas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvia
Quero saber se posso substituir o ômega três pelo Astragalus com a finalidade de antiinflamatório
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sílvia O Astragalus possui sim propriedades anti-inflamatórias, mas atua de forma diferente do Ômega 3. Enquanto o Ômega 3 é mais indicado para problemas cardiovasculares e neurológicos, o Astragalus é mais conhecido por fortalecer o sistema imunológico. Existem outras plantas e compostos naturais com ação mais específica dependendo do tipo de inflamação. Por isso, o ideal é entender qual é a causa e o tipo e inflamação que está tendo para escolher o tratamento mais adequado. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar de maneira personalizada: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos