Conheça melhor a Geléia Real - Artigo sobre Geléia Real

As propriedades da geléia real são conhecidas há séculos, mas só ficou famosa quando um médico francês, em 1953 e 1954, salvou a vida do Papa Pio XII e o manteve com um certo vigor durante anos, com o uso da mesmal. São atribuídas propriedades medicinais, afrodisíacas, rejuvenescedoras, fortificantes, ótima para o crescimento e desenvolvimento de crianças, aumento da longevidade, estimulante de apetite, além de fortalecer as defesas imunológicas. Para uso externo, apresenta ótimas características para tratamentos de pele.

A geléia real é uma pasta mole, de cor esbranquiçada, com a consistência de leite condensado, ácida e de odor característico, produzida pelas glândulas hipofaríngeas, situadas na cabeça das abelhas operárias-nutrizes de 4 a 14 dias de idade. É um alimento extraordinário, rico em açúcares, proteínas, vitaminas, lipídeos, carboidratos, hormônios, enzimas, substâncias minerais e substâncias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células.

É o alimento natural para as operárias e zangões até o terceiro dia de idade e para as rainhas, durante toda a sua vida. Quando a larva nasce, uma nutriz imediatamente regurgita a geléia real dentro de sua cela, sobre a qual a recém-nascida fica flutuando e com a qual se alimenta durante 3 dias. Depois desse período, passa a receber uma papa que não é tão nutritiva quanto a geléia real.

As larvas escolhidas para rainhas recebem uma quantidade de geléia real muitas vezes maior do que as operárias e zangões. É por isso que crescem e vivem muito mais : 4 a 5 anos , para 5 ou 6 semanas de vida das operárias. Além disso, as rainhas continuam a ser alimentadas com ela, durante toda a sua vida, o que lhes dá incrível resistência. Isto permite que cheguem a botar 2.000 a 3.000 ovos em um só dia, nas épocas que antecedem as floradas e durante as mesmas. Esta grande quantidade de ovos representa um peso 2 a 2,5 vezes maior do que o da própria rainha. Toda essa diferença ocorre somente pela alimentação rica que a rainha recebe durante sua vida.

O método mais simples e prático para a conservação da geléia real é a refrigeração, mesmo em refrigeradores domésticos. Deve ser colocada em um frasco de vidro ou plástico escuro e bem tampado. É, em geral, comercializada misturada com mel, pois este é um bom meio conservador. Outro método é o da liofilização. É o melhor, mas exige técnica mais sofisticada e aparelhagem específica.

A liofilização remove a água e outros solventes do produto congelado pelo processo de sublimação, isto é, a água contida na geléia real é convertida diretamente em vapor de água, sem passar pelo estado líquido, conservando todas as características e propriedades do produto. Assim o resultado é uma geléia real em pó, que pode ser encapsulada e não precisa ser mantida em refrigeração.

Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Elen Bezerra dos Santos
Qual a melhor com garantia liofilizada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elen. A liofilização garante que o produto não corra o risco de degradação e por isso você pode usar a geleia real liofilizada que vai ter o mesmo efeito dela in natura. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos