O envelhecimento populacional é responsável pelo aumento da prevalência de doenças osteoarticulares associadas à dor, deformidades articulares e incapacidade funcional.

Em pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, entre 2000 e 2006, apontou que a doença articular é responsável por mais de 30% dos casos de comprometimento da funcionalidade de idosos que passaram a apresentar dificuldades de mobilidade e para realizar atividades, como subir um lance de escada, ajoelhar-se, sentar-se, entre outras, e de atividades da vida diária, verificando dificuldade em realizar algumas tarefas como utilizar transporte público, fazer compras, vestir-se e banhar-se.

A doença articular é uma doença crônico-degenerativa, que provoca alterações na articulação e nas suas estruturas adjacentes, que causam dor, rigidez articular e diminuição do espaço intra-articular. Essas alterações e esses sintomas podem provocar a diminuição da amplitude de movimentos e assim causar o comprometimento funcional.

As principais doenças osteoarticulares no idoso são a osteoartrite, artrite reumatoide, artrose e osteoporose, que podem causar dor e, consequentemente, impacto negativo na vida dos idosos. Portanto, o reconhecimento precoce e o tratamento adequado dessas enfermidades são essenciais para a prevenção de deformidades e manutenção da funcionalidade e qualidade de vida destes indivíduos.

Devido ao aumento da população idosa e consequentemente dos problemas de saúde relacionados à mobilidade e dores articulares, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas em busca do alívio e cura para esses problemas, pois é uma forma de colaborar com a saúde pública e postergar esse impacto negativo na vida dos idosos.

Um produto desenvolvido recentemente pelo Laboratório Exsymol é o Osteosil. É um suplemento que apresenta ação dupla, uma vez que contém dois dos principais nutrientes necessários à integridade e metabolismo ósseo, o fosfato e o silício.

O fosfato possui atividade na formação do osso e o silício orgânico apresenta atividade importante sobre a formação do osso e ainda aumenta a produção de colágeno tipo I, proteína fundamental para a proteção do tecido ósseo.

Com ação anti-inflamatória e alta biodisponibilidade, Osteosil é indicado para o tratamento coadjuvante da osteopenia, osteoporose, osteoartrite e artrose, além de prevenir o envelhecimento ósseo e articular.

Os dois nutrientes presentes nesse produto aumentam a produção do Colágeno tipo 1 e auxilia também na regeneração da cartilagem e na proteção e formação óssea, além de  auxiliar na fixação de cálcio e na regeneração do tecido conjuntivo.

Com a prevenção e melhora dos problemas de mobilidade, os idosos podem ter mais liberdade e participar de programas que incluem exercícios físicos, lazer, confraternizações e disposição para uma vida feliz, evitando assim a depressão, má circulação e dependência.

 

Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio. Albert Einstein

 

 

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos