O que é o Hibisco?


Hibiscus sabdariffa é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Pertence à família das Malváceas e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).

O chá de hibisco serve para quê?

O chá de hibiscus, tem propriedades medicinais, e com esse intuito tem sido cultivado no Brasil. O hibiscus é uma boa fonte de vitamina C, o que auxilia na prevenção e recuperação de várias doenças. Além disso, a vitamina C aumenta a absorção de ferro, o que é especialmente útil para vegetarianos. O chá de hibiscus é rico em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, agentes causadores de envelhecimento e de várias doenças, como o câncer. Uma dieta rica em antioxidantes pode não só melhorar a saúde, mas também estender a vida útil. A parte utilizada são as sépalas (parte da flor) e seus constituintes são:

Ácidos orgânicos: ácido tartárico, ácido cítrico, ácido málico e ácido hibisco.

Pigmentos

Vitamina C

Glucosídeos

Mucilagens

Flavonóides (hibiscina, hibiscetina entre outros)

Antocianinas

Hibisco emagrece? Tem outros benefícios?

O Hibisco auxilia nos regimes de emagrecimento e pode ser usado na forma de chá, cápsulas ou tintura.

Pressão alta: um estudo americano mostrou que o chá de hibisco melhora o controle da hipertensão após seis semanas de utilização.

Inchaço: há bons indícios de que alguns flavonoides do vegetal têm ação diurética e enfrentam a retenção de líquido. Por isso ajuda no emagrecimento.

Colesterol: um trabalho feito por cientistas iranianos associa a ingestão do chá com o aumento do colesterol bom (HDL) e a queda da versão ruim (LDL).

Pedra nos rins: a infusão ajuda a hidratar, o que, junto ao efeito diurético, diminuiria o risco de cálculos renais. É o que sinaliza outra pesquisa do Irã.

Infecções: experimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul indicam que o hibisco tem compostos fitoquímicos antibacterianos.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• RUTE BURLAMAQUI BENDAHAN
Hibiscus vinagreira tem benefícios contra o diabetes e hipertensão? Tem contra-indicações Modo de usar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rute, Essa planta tem leve ação diurética e por isso pode melhorar o quadro de hipertensão, mas não deixe de usar os medicamentos receitados pelo seu médico. Para o diabetes tem plantas específicas como o Melão de São Caetano, Pata de Vaca e Jambolão. https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano https://www.oficinadeervas.com.br/pata-de-vaca https://www.oficinadeervas.com.br/jambolao Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• MARIO
ótimo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mario Ficamos felizes que nossos informativos foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mariana Oliveira Ramos
Olá, vocês tem alguma orientação sobre o momento de colher o hibisco?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marina. Após a floração, ocorre a formação dos cálices, que é a parte utilizada. O ponto de colheita é quando os cálices atingirem de 4 a 6 cm de comprimento, com textura tenra e suas hastes firmes. Na internet você encontrará mais informações sobre o cultivo, colheita e beneficiamento, caso esteja com intensão de fazer o cultivo comercial desta planta. Estamos à disposição.


• Neide
Estou tomando minhas pernas estavam inchadas tomei e senti a diferença, tem uma jovem que disse que toma as flores geladas para imperfeição, e melhora.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neide Ficamos felizes com os seus resultados apresentados usando esse fitoterápico. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ROSANGELA
Olaaa. E sempre muito bom estar aqui e aprender muito com vcs. Obrigada por tanta dedicação para com todos. O hibisco pode também ajudar no tratamento de infeccaoes urinárias? Há doses certas para ser ingerido? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosangela Existem fitoterápicos mais específicos como o Cranberry para o tratamento de infecção urinária. Clique no link abaixo para mais informações do Cranberry: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos