Hibiscus sabdariffa é diurética, laxante e colabora no emagrecimento.

Sobre a Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

Hibiscus sabdariffa é um arbusto semilenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. É conhecido por possuir o efeito de emagrecimento. Pertence à família das Malváceas e pode atingir cerca de 2 a 3 metros de altura. De origem africana e asiática, é conhecida popularmente como Hibisco, hibiscus, rosela, groselha, azedinha, quiabo azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné e quiabo-de-angola, além de receber outros nomes como cardadé, rosa da Jamaica, té de Jamaica (espanhol); red sorrel ou Jamaica sorrel (inglês); cardade (italiano); afrikanische malve (alemão) ou roselle (francês).

Componentes Fitoterápicos de Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

As diferentes partes da planta de Hibisco têm várias utilidades, e um deles é para o emagrecimento. As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando o Hibisco ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice de Hibisco pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá, voltado para o emagrecimento. Para o preparo do suco de Hibisco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. Já o chá é obtido a partir do cálice seco à sombra. As sementes possuem 17% de óleo e 25% de proteína.

Quais são os efeitos fitoterápicos da Hibiscus sabdariffa (Hibisco)

O chá de  Hibisco ganhou uma fama adicional recente: para emagrecimento. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim. No caso do Hibisco há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.
Se interessou pelos efeitos fitoterápicos dessa planta? Veja o Hibiscus sabdariffa (Hibisco) em cápsula, clicando aqui.

Dúvidas sobre Hibiscus sabdariffa (Hibisco)?

Fale com o nosso fitoterapeuta, clicando aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Cleuza Aparecida Fioque
Eu tenho na minha este mesmo na minha,porém já vi deflor roxa é a mesma planta com os mesmos benefícios?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza Para que possamos te orientar melhor envie um foto para nós de qual está se referindo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos