O que é Hipertensão ou Pressão Alta?

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como Pressão Alta, é uma condição clínica que pode ser causada por vários fatores e é caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), ou seja, considera-se uma pessoa hipertensa quando a pressão arterial se mantem igual ou maior que 140×90 mmHg, ou 14 por 9.

Ser silenciosa é uma das principais características da pressão alta, e uma das mais preocupantes, pois por não sentirem nada geralmente as pessoas descobrem tardiamente e muitas pessoas não tratam a Hipertensão porque não sentem nada.

O aumento da pressão arterial, faz com que o sangue percorra pelos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) com maior pressão, causando lesões, aumentando assim o risco de infarto, AVC, lesão nos rins, entre outros.

Considera-se uma pessoa hipertensa quando a pressão arterial se mantém igual ou maior que 140×90 mmHg, ou 14 por 9.

Quais são as causas da hipertensão?

Primária: causa não identificada. Está relacionada ao estilo de vida e aos fatores de risco. É a mais prevalente. Alguns exemplos: estresse, abuso de sal, hereditariedade, alimentação não saudável, obesidade, entre outros.

Secundária: relacionada a causas identificadas, como doenças renais, alguns medicamentos e gravidez.

Tratamento Medicamentoso

Geralmente o tratamento medicamentoso é indicado, juntamente  a mudança de estilo de vida, para os pacientes com alto risco cardiovascular ou níveis pressóricos no estágio 2 (PA maior ou igual 160x100mmHg). Pessoas que não se enquadram nesses critérios, têm a possibilidade de decidir, em conjunto com o médico, não iniciar a medicação num primeiro momento, podendo aderir a hábitos de vida saudáveis para atingir uma meta, por um período de 3 a 6 meses. Nesse período, deve ser acompanhado a pressão arterial mensalmente pela equipe e caso não consiga atingir a meta, o tratamento com anti-hipertensivo deve ser oferecido.

Alimentação saudável

Evite refrigerantes, sucos industrializados, pois possuem conservantes como o citrato de sódio, que não fornecem sabor salgado aos alimentos, mas aumentam a pressão da mesma forma.

Utilize o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos.

Evite os alimentos industrializados como congelados, macarrão instantâneo, embutidos, sopas e caldos prontos, enlatados, molhos, carnes salgadas e alimentos com glutamato monossódico.

Prefira temperos naturais, como salsinha, cebolinha, coentro, cebola, alho, etc

Diminua o consumo de gordura.

Consuma diariamente frutas e hortaliças.

Aumente o consumo de potássio (desde que não haja restrição), pois induz à redução da pressão arterial, além do efeito protetor contra danos cardiovasculares. Exemplos de alimentos ricos em potássio: banana, melão, laranja, frutas secas, abacate, cenoura, beterraba, folhas verdes-escuras, ervilha, feijão, semente de gergelim, gérmen de trigo, entre outros.

Atividade Física

É imprescindível que antes de qualquer orientação sobre atividade física, seja feita uma avaliação inicial. Em casos mais graves, a atividade física deve ser feita com supervisão de um profissional capacitado.

Independente dos exercícios escolhidos, sejam eles aeróbios (caminhadas, dança, ciclismo, natação, corrida) ou anaeróbios (musculação, saltos, abdominais, flexões e agachamentos), devem ser iniciados gradativamente, respeitando o limite de cada indivíduo. A frequência recomendada é de 3 a 5 vezes por semana, pelo menos 30 minutos por dia, de acordo com a intensidade e tipo de atividade realizada.

Tratamento Natural

Existem plantas e produtos naturais que possuem a capacidade de controlar a pressão arterial. Seu uso pode ser associado ao tratamento medicamentoso ou usado isoladamente, em casos em que o paciente ainda não precisa de medicamento.

O uso deve ser orientado por profissional especializado e com acompanhamento médico.

Os produtos naturais mais indicado para essa finalidade são: Sete Sangrias, Embaúba, Óleo de Alho e Ômega 3. Nos casos da hipertensão de origem nervosa, pode-se associar o uso de plantas relaxantes como a Lípia, Kawa Kawa, Valeriana, Mulungu, Hipérico e Maracujá.

Os produtos naturais associados a bons hábitos, garantem mais equilíbrio e qualidade de vida.

A saúde é o caminho mais seguro para a felicidade!

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos