O Inhame (Colocasia esculenta) pertence à família Dioscoreaceae, com nove gêneros e cerca de 850 espécies. É também chamado de taro.

A espécie usada na fitoterapia é a que apresenta os tubérculos arredondados, marrons e a casca com fiapos, como mostra a foto.

Ele foi introduzido no Brasil, vindo da África, no século XVI.

O inhame (rizomas) é um alimento de fácil digestibilidade e bastante energético, pois é rico em carboidratos. Contém quantidade moderada de vitaminas do complexo B, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.

O inhame é um alimento que pode ser consumido por pacientes celíacos, pois sua composição é isenta de glúten. Ele limpa o sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins, dos intestinos; fortifica os gânglios linfáticos; evita malária, dengue, febre-amarela. No caso da dengue é importante usar o inhame depois da ocorrência da doença também, para eliminar os resíduos no sangue que tornam mais dramática a recaída.

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortalecer o sistema imunológico.

Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Também ajuda no controle da TPM.

O inhame pode ser consumido como fitoterápico na forma de tinturas, cápsulas ou elixir.

Como alimento, a ação é a mesma.

Segue sugestão de receita:

Purê de Inhame

1/2 kg de inhame

1 xícara (de chá) de leite (pode ser o desnatado)

1 colher (de sopa) de manteiga (ou margarina light)

1 colher (de sobremesa) de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o inhame descascado. Depois que ele estiver macio, retire do fogo e escorra. Coloque no liquidificador com o leite, a margarina e o queijo. Bata bem. Leve novamente ao fogo acerte o sal e mexa até desprender da panela. Sirva quente.

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Luís Fernando da Cruz Ferreira
Gostei do esclarecimento. Eu confundia o verdadeiro inhame fitoterápico com o inhame comercial, que lhe é inferior no referente às propriedades fitoterápicas. Obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luís. Ficamos felizes em saber que tenha gostado das informações. Agradecemos pelo comentário! Estamos à disposição sempre que precisar.


• Joana Amaral
Interessante
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joana Ficamos felizes que tenha gostado. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos