Lipia (Lippia alba) é sedativa e antidepressiva

Nome Científico:. Lippia alba ( Mill ) N. E. Brown.

Origem: A espécie Lippia alba, originária da América do Sul, também ocorre no Brasil e é uma das mais estudadas do gênero Lippia. Ela floresce durante o ano todo e recebe grande destaque no gênero, devido às suas inúmeras propriedades medicinais. 
Parte Utilizada: Folhas.
Princípio Ativo: Óleo essencial, geraniol, niral, cariofileno, citronelol, alcalóides, flavonóides, saponina, tanino, mucilagem.
Indicação: cólica ( dor de barriga ), antiespasmódico, estomáquico, gases, insônia, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa.
Contra-Indicação: Não se recomenda o uso por hipotensos ( pressão baixa ).
Posologia: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml d`água, tomar 4 a 6 xic. de chá ao dia.
Tintura: 1 a 4 gotas/kg/dia em 3 tomadas. Pó: 20 a 40mg/kg/dia em 3 tomadas.
Eliza Tomoe Harada

Família: Verbenaceae

Nome Popular: chá-de -tabuleiro, alecrim-do-campo, alecrim-selvagem, alecrim, cidreira-brava, falsa-melissa,capitão-do-mato, salva-limão, sálvia-de-gripe, erva-cidreira-de-arbusto, lípea.

Origem: A espécie Lippia alba, originária da América do Sul, também ocorre no Brasil e é uma das mais estudadas do gênero Lippia. Ela floresce durante o ano todo e recebe grande destaque no gênero, devido às suas inúmeras propriedades medicinais. 

Parte Utilizada: Folhas.

Princípio Ativo: Óleo essencial, geraniol, niral, cariofileno, citronelol, alcalóides, flavonóides, saponina, tanino, mucilagem.

Indicação: cólica ( dor de barriga ), antiespasmódico, estomáquico, gases, insônia, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa.

Contra-Indicação: Não se recomenda o uso por hipotensos ( pressão baixa ).

Posologia: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml d`água, tomar 4 a 6 xic. de chá ao dia.Tintura: 1 a 4 gotas/kg/dia em 3 tomadas. Pó: 20 a 40mg/kg/dia em 3 tomadas.


Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Hermano
Li em outro site que ela é hipnótica. Acho que é mesmo! Tem um pé aqui em casa, só de sentir o cheirinho já dá vontade de deitar pra dormir. Rsrsrs Nessa finalidade, pra mim, ela é melhor do que a camomila!
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hermano. É verdade! A Lipia é hipinótica e o seu aroma é devido aos óleos essenciais voláteis, que tem ação terapêutica também. Sua ação como ansiolítica também é muito boa. Já a Camomila é mais leve, e por isso pode ser usada por crianças também. Agradeço por seu comentário e ficamos à disposição.


• Filo
Bom dia. Trará benefícios para doenças hepáticos, tipo cirrose e hepatites? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Filo. A lípia não tem efeitos sobre o fígado. Ela é calmante e ansiolítica. Para problema de fígado (cirrose ou hepatites) tem outras plantas mais específicas, como o Cardo Mariano (Silimarina), Picão Preto, Boldo do Chile e Alcachofra. Para uma orientação mais segura, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar com mais detalhes o caso. Nosso contato é farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.


• Fátima jacintha ribas
Gostaria de receber uma muda de lippia
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima.Infelizmente não trabalhamos com mudas,a Líppia temos na forma de capsula,tintura(gotas) e chá.Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16)98197-0073 . Estamos a disposição.


• Elenir
Olá! Tenho um pé de lipia. É maravilhoso. Melhor chá para curar insônia. Tomamos sempre aqui em casa.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elenir. Ficamos felizes que tenha tido bons resultados com a Lippia. Agradecemos por seu comentário. Estamos à disposição para qualquer dúvida.


• Luiz Carlos Teixeira Lopes
Produzimos mudas de Lippia alba e doamos para quem necessitar. .LUIZ
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiz. Muito nobre sua atitude, é muito importante ajudar o próximo. Abraços.


• Carlos
Como se toma a cápsula da Lipia de 250 mg, uma ou duas vezes ao dia.
⇒ Oficina de Ervas: Carlos, a sugestão é de 1 cápsula de 250 mg 1 a 3 vezes ao dia. Para maiores informações entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br.


• Luis Carlos Marques
Eu tenho capim santo e Me lista, mas tenho a Alba lippia aqui,;tenho muito carinho por ela,,e uma planta que não exige cuidados, gosta de sol e adapta-se a qualquer tipo de solo. O chá dela e um dos melhores do mundo.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luís. É verdade, a lípia tem um sabor muito bom e seu efeito relaxante é melhor ainda. Agradeço por seu comentário. Abraços.


• Irineu
Olá gostaria de saber se tem vários tipos de Lipia. Pois tenho no meu Jardim Lipia com folhas com 6 a 7 centímetros de comprimento e na literatura diz que as folhas tem 3cm de comprimento.. Desde já agradeço pela sua atenção
⇒ Oficina de Ervas: Olá Irineu. Só tem um tipo de lipia, a "Lippia alba". A literatura aponta folhas de 3 a 6cm, depende do ambiente e de sua adaptação. Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.


• Jaime
O alecrim do campo serve também para combater a diabetes,ouvi dizer que existe dois tipos de alecrim,o alecrim caseiro,cultivado em vasos em casa,e o alecrim do campo,encontrado nas beiras das Rodovias, obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Jaime. Existem duas espécies de Alecrim, o do campo (Baccharis dracunculifolia) e o Rhosmarinus officinalis. Porém, dentro da fitoterapia existem plantas melhores para controle de glicemia, como a Gimena, Pata de Vaca e Melão de São Caetano. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Sirlene
Gostaria de saber se está planta ajuda os cães em crise epiletica?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sirlene. Não é qualquer planta que pode dar para cachorro, eles podem ter crises alérgicas e até mesmo intoxicação. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.


• Ana Carolina Souza de Almeida Colman
Como ansiolitico, pode ser usado em crianças? Qual a diferenca extrato e tintura?
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Depende da idade da criança. Tem outras plantas seguras para crianças que são indicadas como ansiolítico também. O extrato fluido é a forma mais concentrada. Ela corresponde a 100% da planta. Já a tintura é preparada a 20% conforme a Farmacopeia Brasileira. Para te orientar quanto ao uso para crianças, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email ou whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.


• Elivete
Minha filha acabou de ter bebe ta amamentando posso dar esse cha pra ela
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elivete. Não recomendamos o uso de fitoterápicos na fase de amamentação. Os chás que podem ser usados sem risco são os de camomila, funcho e erva doce. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e relatar qual a necessidade da sua filha. assim poderemos orientar. Estamos à disposição.


• Lima
Em um dentista acabei infectado por herpes na gengiva, o alivio num dos ataques consegui mascando folhas dessa planta, logo ela possui efeito antiviral....
⇒ Oficina de Ervas: Olá Lima. Essa planta tem ação antibiótica e muitos estudos seguem em curso por apresentar uma grande quantidade de ativos. É muito bom saber sobre a sua experiência. Agradeço pelo seu relato. Estamos à disposição.


• Guilhermina
Gostaria de ter alguma indicação de plantas para cachorro com crises de epilepsia e a dosagem .. desde já agradeço muito
⇒ Oficina de Ervas: Olá Guilhermina. Uma planta indicada para tratamento de epilepsia é a Artemisia vulgaris, mas a indicação deve ser sempre cautelosa, levando em consideração os medicamentos que a pessoa já toma, qual o grau e causa das crises. Em caso de cachorro, depende também do peso, idade, causas e medicamentos que já usa. Estamos à disposição para qualquer orientação pelo email.


• vivian
Uso para controlar a pressão alta
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vivian, A Lippia pode contribuir em casos de hipertensão leve sem reduzir a forção de contração do coração.


• Maria Eudes
Tenho dos pé de lippia alba, uma tem cheiro de limão e a outra tem cheiro de hotela. as flores e folha são iguais , mas elas tembém tem gosto diferente.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria. Mande uma foto para nossos fitoterapeutas das duas plantas para tentarmos identificar. WhatsApp: (16) 9.8234.0111. Estamos à disposição.


• Cris
Bom dia! Têm chá de Lipia Alba? Tenho dificuldades em encontrar o mesmo nas lojas ou até nas farmácias! Cumprimentos
⇒ Oficina de Ervas: Olá Cris, Nós temos sim o chá de Lippia alba, é orgânico e está R$8,00 o pacotinho com 30g. Para dúvidas e orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• vivian
Sou hipertensa e tomava 2 comprimidos de Losartana de 50mg por dia, comecei a tomar o chá desta planta e depois de 1 mês de uso continuo minha pressão começou a ficar muito baixa, o médico reduziu minha dose de Losartana par 1 comprimido de 50mg ao dia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vivian. Seu relato é muito interessante, pois como a Lippia possui ação calmante, provavelmente a sua pressão é alta por nervosismo ou estresse. Com o uso da planta, você conseguiu controlar a pressão com metade da dose de Losartana. Agradeço pelo seu relato. Se você precisar de qualquer orientação, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Daniela
Gostaria muito de receber muda de lippia, tenho convulsões, além de ser muito ansiosa. Compro geralmente secas, e me ajudam bastante, gostaria de saber se posso dar para minha bebe de 1 aninho.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daniela Para qual finalidade deseja dar a Lippia para sua bebê? Como ela é bebê ainda, é bom conversar com o pediatra antes de administrar qualquer substância, mesmo que seja chá. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eliana
Minha filha tomou uns goles de cha dessa planta tem problema
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Como você informou que sua filha só tomou "uns goles" não terá problemas. Caso sinta algum desconforto procure um médico. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Terezinha Gomes de Souza
Esse remédio serve para quem tem refluxo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Terezinha Existem fitoterápicos mais específicos para refluxo, como a Espinheira Santa. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vinícius
Uso essa planta como antipirético, muito bom pra diminuir os sintomas da gripe, o melhor que conheço até agora, mas é um chá quente, tomar ele de noite, precisa cuidar pra não pegar vento.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vinícius. Muito bom saber dessa forma de uso da Lippia alba. Agradecemos pelo seu comentário e ficamos à disposição.


• Wallisson Aguiar Pereira
Eu tenho o pezinho dela aqui. Nasce igual mato. A gente poda e joga muitos ramos fora porque da demais. Sou apaixonado, faço suco geladinho com as folhas dela, chá. Estou sempre usando.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wallisson. Ficamos felizes em saber que você faz uso dessa planta e aproveita de seus benefícios. Agradecemos pelo seu comentário e ficamos à disposição sempre que precisar!


• Margareth
Olá, bom dia! Gostaria de saber se ela tbm é conhecida como alfavaca? Grata!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Margareth Nós trabalhamos com a Lipia com o nome cientifico de (Lippia alba) e trabalhamos com a Alfavaca (Ocimum basilicum). Clique no link abaixo para mais informações sobre a Alfavaca: https://www.oficinadeervas.com.br/basilicao-manjericao-alfavaca Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos