Mucuna pruriens

Mucuna pruriens é uma planta proveniente da Índia, reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Estimula também a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular. Aumenta os níveis de L-Dopa, um inibidor da somatostatina. O seu extrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhorar a coordenação.

 

Mucuna: para que serve? Quais os benefícios?

O uso da erva Mucuna pruriens na medicina ayurvedica vêm de épocas de mais de 4500 anos atrás. M.pruriens tem um perfil bioquímico fascinante. Mucunina e mucunadine são os principais constituíntes. Seus componentes de princípio são L-DOPA e os alcalóides bioativos mucunine, mucunadina, mucuadinina, prurienina e nicotina como também b-sitosterol, glutationa, lecina, óleos, ácidos venólico e gálico. O L-Dopa é um precursor neurotransmissor, uma droga efetiva para alívio na doença de Parkinson. A semente é um profilático contra oligosperma e é útil no aumento da contagem de esperma, ovulação em mulheres, etc.

Quando a dopamina produzida pelos neurônios são afetados pela doença de Parkinson, resulta em tremores incontroláveis, rigidez dos músculos, dificuldades para falar, escrever e se equilibrar e lentidão de movimentos. A deficiência sub-clínica de dopamina é responsável pelo sentimento de depressão e falta de desejo sexual.

M.Pruriens também é usado na medicina ayurvedica, para: restabelecer a libido (junto com Tribulus Terrestris) aumentar os níveis de testosterona (como mostrado em um estudo controlado) e dopamina; em casos de esterilidade masculina e feminina (aumentando a contagem de esperma e encorajando a ovulação), melhorar a agilidade mental, coordenação motora e tratar condições de apatia. 

É conhecido também pelos nomes Bengal velvet-bean, Cowage velvet-bean, Florida velvet-bean, Lacunabean, Lyon-bean, Mauritius velvet-bean, velvete-bean, Yokohama velvet-bean e guisante negro.

Mucuna: quais os efeitos colaterais?

Doses elevadas de Mucuna pruriens pode causar superestimulação, aumento da temperatura corpórea e insônia.

CONTRAINDICAÇÕES:

• A semente pode causar problemas de nascimento e estimular a atividade uterina. Deve ser evitado por mulheres durante a gravidez.

• Mucuna pruriens mostrou ter a habilidade de reduzir o açúcar do sangue. Aqueles com hipoglicemia ou diabetes devem usar somente sob supervisão médica.

• É contra indicado em combinação com inibidores M.A.O.

• Mucuna pruriens possui atividade androgênica, aumentando os níveis de testosterona; pessoas com síndromes andrógenas excessivas devem evitar o uso.

• Mucuna pruriens inibe a prolactina. Caso você tenha uma condição médica resultando em níveis inadequados de prolactina no corpo, não use a menos que sob supervisão médica.

• A semente contém alta quantidade de L-dopa. Levodopa é o medicamento usado para tratar doença de Parkinson. Pessoas com doença de Parkinson devem apenas usar sob supervisão médica ou um indivíduo qualificado.

Mucuna: Como tomar?

Dose recomendada: 200mg a 500mg diários, ou conforme recomendação médica.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Juju
Meu sogro disse que realmente funcionou no problema dele de doença de Parkinson, resultado muito bom.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Juju Seu relato de resultado positivo nos deixa muito felizes! Se precisar de alguma orientação clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• TERCIO GOMES HIDALGO
Pode ser consumido mucuna pruriens e epimedium icarri juntos , (250 + 250), em caso afirmativo informar orçamento para (60 - 90 -120 cápsulas ) bem como forma de pagto e prazo de entrega para o CEP - 12940180 - ATIBAIA - SP.OBRIGADO P/ ATENÇÃO. . .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tércio Essas dosagens podem ser usadas, caso não faça uso de medicamentos. A dosagem diária da Mucuna varia de 200 a 500mg, e a dosagem diária de Icariin varia de 250 a 1000mg. https://www.oficinadeervas.com.br/epimedium https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Segue abaixo um link de orçamento, e qualquer dúvida, entre em contato conosco: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO
Minha diagnóstico parkinson. Toma prolopa 100mg. Fase inicial posso associar mucuna nessa fase inicial. Tenho interesse em adquirir para iniciar tratamento. Está lenta e com dor
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Francisco Se ela já faz uso do Prolopa, nãoé indicado associar a Mucuna, que também possuii DOPA em sua composição. Nesse caso pode fazer uso da Astaxantina e /ou Coenzima Q-10 Segue abaixo link com mais informações sobre os produtos: Coenzima Q10:https://www.oficinadeervas.com.br/coenzima-q10 Astaxantina:https://www.oficinadeervas.com.br/astaxantina Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• LUCIANA CRISTINA SACCHI
Vcs têm em pó ou grão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciana Não trabalhamos com o pó e nem grão. Trabalhamos com o extrato seco padronizado da Mucuna, que é a forma mais concentrada em L-Dopa. Deixo o link com mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/mucuna Se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapeutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos