Tribulus terrestris é uma planta perene da família Zygophyllaceae, que cresce predominantemente na Índia e África. O Tribulus é mencionado em antigos textos médicos da ayurvédica indiana, que datam de milhares de anos. Ele tem sido usado amplamente no sistema de medicina Ayurveda para o tratamento de disfunção sexual e outros distúrbios urinários.
Em um estudo inicial, o Tribulus terrestris demonstrou aumento de espermatogênese e 
atividade sexual em animais de laboratório. Dentre suas propriedades, descobriu-se a ativação da produção natural de testosterona nos homens através da ativação da secreção do hormônio masculino e estradiol. Estudos clínicos na Bulgária mostraram que o Tribulus terrestris aumentou o nível do hormônio sexual LH (hormônio luteinizante). Esse hormônio regula a produção de testosterona nos testículos e altos níveis de LH coincidem com altos níveis de testosterona. 
O Tribulus tem se tornado cada vez mais popular entre os atletas, pois também aumenta a força e resistência muscular.
Atualmente está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência e falta de libido (masculina ou feminina) e principalmente sua ação está sendo comprovada através de vários estudos conduzidos em grandes centros de pesquisa. 
 
Através de alguns estudos foi descoberto que o Tribulus terrestris aumenta os níveis dos hormônios testoterona , LH,FSH e estradiol. Houve melhoras nas funções reprodutivas, incluindo  aumento na produção de esperma e níveis de testosterona em homens e aumento da concentração de hormônios femininos em mulheres. O Tribulus terrestris promove um efeito estimulante no fígado, diminuindo o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento. É usado também para tratar infecções urinárias.  
O aumento dos níveis de testosterona causado pelo Tribulus terrestris, promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular. 
Já os efeitos da fotodioscina foram avaliados, concluindo um efeito  pró-eréctil, devido provavelmente a um aumento na liberação do óxido nitrico das terminações nervosas do endotélio e do nervo nitrérgico, justificando assim seu efeito afrodisíaco. 
É contra-indicado em casos de gravidez, lactância, câncer de próstata e hepatopatias.
A pesquisa é muito importante, pois através dela é que podemos validar e entender os antigos conhecimentos, obtidos através de muitos anos de observação e muita sabedoria passada de geração em geração, para o benefício de todos.
Por:
Eliza Tomoe Harada

Tribulus terrestris é uma planta perene da família Zygophyllaceae, que cresce predominantemente na Índia e África. O Tribulus é mencionado em antigos textos médicos da ayurvédica indiana, que datam de milhares de anos. Ele tem sido usado amplamente no sistema de medicina Ayurveda até hoje, para o tratamento de disfunção sexual e outros distúrbios urinários.

Em um estudo inicial, o Tribulus terrestris demonstrou aumento de espermatogênese e atividade sexual em animais de laboratório. Dentre suas propriedades, descobriu-se a ativação da produção natural de testosterona nos homens através da ativação da secreção do hormônio masculino e estradiol. Estudos clínicos na Bulgária mostraram que o Tribulus terrestris aumentou o nível do hormônio sexual LH (hormônio luteinizante). Esse hormônio regula a produção de testosterona nos testículos, e altos níveis de LH coincidem com altos níveis de testosterona. 

O Tribulus tem se tornado cada vez mais popular entre os atletas, pois também aumenta a força e resistência muscular.

Atualmente está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência e falta de libido (masculina ou feminina) e principalmente sua ação está sendo comprovada através de vários estudos conduzidos em grandes centros de pesquisa.  Através de alguns estudos foi descoberto que o Tribulus terrestris aumenta os níveis dos hormônios testoterona , LH, FSH e estradiol.

Houve melhoras nas funções reprodutivas, incluindo  aumento na produção de espermatozóides e níveis de testosterona em homens e aumento da concentração de hormônios femininos em mulheres. O Tribulus terrestris promove um efeito estimulante no fígado, diminuindo o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento. É usado também para tratar infecções urinárias. O aumento dos níveis de testosterona causado pelo Tribulus terrestris, promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular. 

Já os efeitos da fotodioscina foram avaliados, concluindo um efeito  pró-eréctil, devido provavelmente a um aumento na liberação do óxido nitrico das terminações nervosas do endotélio e do nervo nitrérgico,  justificando assim seu efeito afrodisíaco. 

É contra-indicado em casos de gravidez, lactância, câncer de próstata e hepatopatias.

A pesquisa é muito importante, pois através dela é que podemos validar e entender os antigos conhecimentos, obtidos através de muitos anos de observação e muita sabedoria passada de geração em geração, para o benefício de todos.


Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos