Alimentos prebióticos, ao contrário dos probióticos (compostos por microorganismos vivos) são geralmente carboidratos não-digeríveis. Estes alimentos prebióticos estimulam o crescimento e atividade de bactérias benéficas para a flora intestinal. Nesta categoria de alimentos prebióticos encontram-se as fibras alimentares, frutooligossacarídeos e inulina. Todas essas moléculas podem fazer parte da composição intrínseca do alimento ou adicionados a eles (alimentos funcionais).

Os frutooligossacarídeos são prebióticos importantes. São polímeros naturais de frutose que usualmente são encontrados ligados a uma molécula inicial de glicose. São totalmente resistentes à digestão no trato gastrintestinal superior e utilizados quase que inteiramente pelas bifidobactérias do cólon, dessa forma promovem a integridade da mucosa gastrintestinal. 

No intestino grosso, os frutooligossacarídeos além dos efeitos seletivos em bifidobactérias e lactobacillus, influenciam muitos aspectos na função intestinal por  fermentação. 

Eles têm como principais funções intensificar o crescimento da flora intestinal (bifidobactérias), aliviar a constipação, melhorar os lipídios sangüíneos e suprimir a produção de substâncias putrefativas. 

Através da sua atuação como prebiótico, atuando no crescimento das bifidobactérias, os frutooligossacarídeos acabam agindo indiretamente em vários outros aspectos por estimular as funções dessas bactérias (inibição de bactérias patogênicas, redução do pH intestinal, estímulo ao sistema imune, controle da função intestinal e aumento da absorção de minerais, redução dos níveis sangüíneos  de colesterol e amônia, produção de vitaminas B e K e prevenção do câncer). 

O prebióticos, por regularizar o funcionamento intestinal, ajudam nos regimes de emagrecimento e nos casos de constipação intestinal de gestantes.

Por: Eliza Tomoe Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• camila weber
Olá. Gostsria de perguntar se a tintura de bardana mantém os prebioticos nela? Acredito que não né? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Camila. A inulina que é o prebiótico presente na raiz de bardana, é solúvel em água, portanto está presente na fase líquida. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Rhodiola rosea: para que serve e efeitos colaterais 28 Abr 2025 Artigo Faseolamina ajuda a emagrecer? Entenda o que é e os benefícios desse fitoterápico! 09 Abr 2025 Informativo Onde encontrar os melhores fitoterápicos? Confira as vantagens de usar o site da Oficina de Ervas! 07 Abr 2025 Artigo Óleo de Cártamo faz mal para os rins? Entenda para que serve! 02 Abr 2025 Artigo Para que serve Ágar-ágar? Entenda os benefícios! 24 Mar 2025 Artigo Jambolão ou Jamelão: baixa diabetes? Entenda para que serve! 19 Mar 2025

Ver Outros Conteúdos