PRÓPOLIS: Para que serve e quais as propriedades?

A própolis é um subproduto apícola e serve para diversos benefícios à saúde. Ela possui ação antisséptica e antibiótica natural. Por isso, é utilizada no tratamento de infecções na garganta, resfriados e gripes.

A própolis também pode ser usada de forma externa em picadas de insetos, acnes e pequenos ferimentos, pois tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Além disso, a própolis tem várias outras propriedades benéficas para a saúde.

Leia também: Dicas para fortalecer seu sistema imunológico

Comprar Própolis

O que é própolis?

Própolis é um produto oriundo de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas de brotos, flores e exsudados de plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para elaboração final do produto. A própolis é constituída de resinas vegetais, cera de abelha, pólen e óleos essenciais.

Segundo Wagner Rodrigues Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Apiterapia, dentre os tipos de própolis, a mais comum é a própolis verde, originada do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia).

A própolis bruta encontra-se em estado sólido. É dura a 15°C e maleável a partir dos 30°C. Suas propriedades físicas como cor, odor e faixa de fusão (60°-70°C) variam de uma amostra para outra.

Devido à grande diversidade de espécies vegetais brasileiras visitadas pelas abelhas, existe uma elevada variação nos princípios ativos da própolis. Sua composição química é extremamente complexa.

Comprar Própolis

Para que serve própolis? Indicações e ação farmacológica

A própolis tem propriedades que produzem efeitos contra bactérias, fungos, vírus, protozoários, além de outras atividades farmacológicas. Confira abaixo:

Atividade antibacteriana

A própolis apresenta uma atividade antibacteriana mais pronunciada contra linhagens de bactérias Gram-positivas.

Atividade antifúngica: Própolis para candidíase

Em um estudo com pacientes acometidos por candidíase oral — uma doença causada pelo fungo Candida albicans —, pesquisadores observaram uma regressão da lesão causada por esse patógeno muito similar à regressão observada quando se utiliza a nistatina. Segundo o estudo, pode ser interessante, no tratamento, o uso da própolis para candidíase.

Atividade antiviral: Própolis para gripe

Em estudos realizados, pesquisadores observaram que os extratos apresentam atividade antiviral na reprodução do vírus da Influenza A e B, do vírus da vaccinia, do vírus da doença de Newcastle e atua em infecções causadas pelo Rhinovírus devido aos seus constituintes, especialmente, os flavonoides.

Atividade antiprotozoário: Própolis para doença de Chagas

Em um trabalho com extratos de própolis, Marcucci e colaboradores conseguiram isolar quatro compostos com atividade antiprotozoária que foram ativos contra Tripanossoma cruzi, o causador da doença de Chagas.

Atividade anti-inflamatória: Própolis para sinusite e dor de garganta

Dentre as várias propriedades da própolis já descritas, foi observada também a atividade anti-inflamatória atribuída à presença de flavonoides, especialmente a galangina. Por isso, pode-se utilizar a própolis para dor de garganta em forma de xarope ou spray bucal. Pode-se também usar a própolis para sinusite em forma de spray nasal. Além disso, pode-se usar a própolis verde para gastrite, uma inflamação na mucosa interna do estômago.

Sinusite: Conheça os sintomas, causas e plantas que podem ajudar

Atividade antimutagênica 

A substância isolada propolina apresentou potencial terapêutico contra células de câncer do pulmão. A própolis também tem atividade anticâncer devido à artepelina C, que possui citotoxicidade seletiva no melanona e glioblastoma. A fração oleosa de extratos de própolis apresenta potencial citotóxico ao glioblastoma, contra carcinoma de cólon e carcinoma de mama.

Atividade antioxidante

Além dos polifenóis, a própolis contém uma extensa gama de outros compostos com a propriedade de remover radicais livres em excesso de nosso organismo e assim, protegendo contra doenças como: doenças cardiovasculares; doenças reumáticas; doenças neurológicas; doenças psiquiátricas; envelhecimento precoce; neoplasias; osteoporose; diabetes e inflamação.

Leia também: Polifenois previnem o câncer e o envelhecimento precoce

Outras atividades farmacológicas

Em estudos com resultados promissores para tratamento da asma, modulação do crescimento tumoral em modelos experimentais. Atividade da própolis no sistema imunológico (aumentando a atividade lítica contra células tumorais, ativando macrófagos, estimulando anticorpos, etc.) Atividade cicatrizante, uso no combate a problemas dentários como formação de placa bacteriana dental, prevenindo e/ou controlando as cáries, a gengivite, problemas periodontais e/ou infecções causadas por diferentes agentes patogênicos, sem os transtornos do manchamento intenso dentário acarretado pelo uso prolongado da clorexidina.

Comprar Própolis

Toxicologia e alergia: Quem não pode tomar própolis

Vários estudos indicam que a própolis apresenta baixa toxicidade inata, o que já era de se esperar, pois os flavonoides, seus principais constituintes, apresentam uma toxicidade muito baixa.

Estudos realizados na Rússia apontam que geralmente as pessoas alérgicas a picadas de abelhas também são alérgicas ao uso ou à aplicação de própolis, mel, geleia real e pólen.

A partir da revisão, não foi encontrado para a própolis brasileira nenhum estudo que aponte qualquer de seus componentes como agente alergênico.

Comprar Própolis

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Nome popular: Abelha

Família: Apoidea

Parte Utilizada: Resina

Composição Química: Resinas vegetais e bálsamos: 50%; cera de abelha: 30%; óleos essenciais: 10%; grãos de pólen: 5%. Além disso, flavonoides, vitaminas, enzimas e minerais (alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco).

Dosagem e Modo de Usar

Uso interno

Extrato Seco: 200 a 1.000 mg ao dia. Ingerir as cápsulas de preferência em jejum.

Extrato Alcoólico: 25 a 50 gotas até três vezes ao dia.

 

Comprar Própolis

Bibliografia 

http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/docs/arq/V72_3/menezes.PDF

15805-Texto do artigo-64073-1-10-20110929.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/PR%C3%93POLIS.pdf

MARCUCCI, M.C. Propolis: chemical composition, biological properties and therapeutic activity. Apidologie, v.26,p.83-99, 1995.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Maria Helena de Araújo
Extrato seco são as cápsulas e extrato alcoólico as gotas? O que significa a inscrição P/V que encontro em algumas embalagens? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Helena Clique no link abaixo para ler nosso informativo que explica didaticamente sobre as formas farmacêuticas que trabalhamos: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/formas-farmaceuticas-na-fitoterapia-o-que-sao-e-como-usar "p/V" trata-se de uma relação entre as grandezas "peso" e "volume". Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterpaeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Hilda Thereza da Silva Soares
não sabia dos benefícios desse produto, vou começar a utilizar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Hilda O Própolis é realmente um produto muito benéfico para a nossa saúde. https://www.oficinadeervas.com.br/propolis Caso você queira alguma informação ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link baixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos