Tribulus terrestris é uma planta, que atualmente está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência e falta de libido (masculina ou feminina) e principalmente sua ação está sendo comprovada através de vários estudos conduzidos em grandes centros de pesquisa.

Mecanismo de Ação:

Através de alguns estudos foi descoberto que o Tribulus terrestris aumenta os níveis dos hormônios: testoterona , LH,FSH e estradiol. Os níveis de testosterona são aumentados na presença de Androstenodiona e DHEA.

Houve melhoras nas funções reprodutivas, incluindo aumento na produção de esperma e níveis de testosterona em homens e aumento da concentração de hormônios femininos em mulheres.O Tribulus terrestris promove um efeito estimulante no fígado, diminuindo o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.

O aumento dos níveis de testosterona causado pelo Tribulus terrestris, promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular.

Estudos indicam que uma mistura liofilizada de saponinas causou diminuição nos movimentos peristálticos na uretra de ovelhas e jejuno de coelhos ,sugerindo a eficácia em alguns espasmos da musculatura lisa ou em dores causadas por cólicas.

Já os efeitos da fotodioscina foram avaliados, concluindo um efeito pró-eréctil, devido provavelmente a um aumento na liberação do óxido nitrico das terminações nervosas do endotélio e do nervo nitrérgico, justificando assim seu efeito afrodisíaco.

Parte Utilizada: Parte aérea.

Príncipio Ativo: Saponósio esteroídicos, flavonóides ( kenferol, diosgenina, hecogenina, espirosta – 3,5 dieno e traços de alcalóides.

Indicação:

Tratamento de infecções urinárias, hipertensão arterial, impotência, estimulante da libido, hepatoprotetor, stress muscular e efeito pró-eréctil. Topicamente usado em ferida, eczema, faringite e paraodontopatias.

Contra Indicação:

Gravidez, lactância, câncer de próstata e hepatopatias.

Forma Galênica / Posologia:

Cápsulas: 250 mg 3 vezes ao dia, dose máxima diária 1500mg(pó)

Extrato seco: no máximo 850mg por dia

Infusão: uma colher de café, 2 vezes por dia

Decocção: 2-3% 100-150 ml

Maceração: 1-2% 250 ml

Extrato fluído 1:1 10 gotas, 1 ou 2 vezes ao dia

 

Referências Bibliográficas:

1.Vademecum fitos e revista Isto É, junho de 2001 pág. 103.

2.Santha Kiumari et al. IND.Jour.Med.Res.,July 1967;55;7

3.Anand et al., Indian J. Pharmacol., 1989; 21:74.3.The Whealth of Asia.

 

Opção Fênix Distrubuidora de Insumos Ltda

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos