Saiba as diferenças entre gripe e resfriado

Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe.

Apesar de usarmos o termo gripe de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus da família Influenza. Exitem vários subtipos de Influenza, capazes de provocar quadros de gripes mais ou menos graves. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocar o resfriado, como Rinovírus, Adenovírus, Parainfluenza, etc.

SINTOMAS DO RESFRIADO

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

É extremamente contagioso e a transmissão é feita através da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24 a 72 horas após a transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias.

Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

As complicações são raras e incluem exacerbação de asma e presença de infecção bacteriana associada como sinusite.

SINTOMAS DA GRIPE

Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.

O vírus da gripe não se manifesta apenas na rinofaringe, mas em toda a árvore respiratória, ou seja, na traqueia, brônquios e eventualmente nos pulmões. Portanto, trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. A gripe pode causar complicações graves e, eventualmente, morte, o que não ocorre nos casos de resfriados e rinite alérgica.

A gripe tem como principal complicação a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país.

Os sinais de gravidade da gripe são: dificuldade respiratória, dor torácica para respirar, pressão baixa, alterações da consciência, desorientação, e vômitos persistentes.

 

PREVENÇÃO DA GRIPE E DO RESFRIADO

A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:

- Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).

- Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado ou desinfetado.

- Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.

- Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.

- Fortalecer o sistema imunológico através de boa alimentação e cuidados com a saúde.

- Evitar contato com pessoas contaminadas.

- Para evitar a disseminação, caso seja você a pessoa contaminada, use lenço ao tossir ou espirrar, use máscara descartável, lave ou use álcool gel nas mãos com frequência, evite contatos físicos como cumprimentos, não use talheres, copos e outros objetos compartilhados sem a devida higienização, pois são as gotículas de saliva que carregam os vírus.

FITOTERAPIA NA PREVENÇÃO E ALÍVIO DOS SINTOMAS DE GRIPES E RESFRIADOS

EQUINÁCEA - Estimula de várias formas o sistema imunológico do organismo, que é fundamental para combater as doenças infecciosas. Auxilia no combate a bactérias, fungos, vírus e outros tipos de agentes causadores de doenças.

SUCUPIRA - Possui ação febrífuga, anti-inflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias.

GENGIBRE - Para tosse seca, dor de garganta, enjoos e mal-estar causados pelo vírus.

COCO - Melhora as defesas do organismo. Possui ação antiviral.

PRÓPOLIS - Possui ação antisséptica e antibiótica natural, sendo indicado para infecções na garganta.

GUACO - Indicado para tosse, bronquite, asma, pigarro, rouquidão e inflamação na garganta.

ALCAÇUZ EUROPEU - Possui ação antitussígena, expectorante, antigripal, fluidificante das secreções, antialérgica.

EUCALIPTO - Para problemas respiratórios como gripes, resfriados, sinusites e rinites. Possui ação antisséptica, anti-inflamatória.

CÚRCUMA - Possui ação anti-inflamatória, antialergênica, ajuda a combater quadros de sinusite, pode ser associada a outras plantas para o tratamento de quadros de gripes.

ALFAVACÃO - Diminui os sintomas da gripe e resfriado, diminuindo as dores no corpo, cansaço e mal-estar.

PERILLA - Antialérgica, anti-inflamatória, além da inibição da liberação da histamina. Indicado para todos os estados alérgicos, rinites e bronquites.

Existem outras plantas ou produtos naturais usados para auxiliar na recuperação dos quadros de gripes e resfriados que podem ser preparados em casa na forma de chás, como a Canela, Limão, Cravo da Índia, Hortelã, Gengibre, Anis Estrelado, Alho, Cebola, Mel, etc.

Vale lembrar que no tempo de nossas avós, eram essas as plantas usadas para cuidar da família, aliadas à canja de galinha, muita água, repouso e carinho.

"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo." (Cícero 106–43 a.C)

Por: Eliza Harada

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Mario Salvador Faillace Chagas
Tenho mais de 80 anos, nunca tomei vacina contra gripe vale a pena tomar agora em 2020?.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mario. O ideal é que verifique com seu medico qual seria a recomendação. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos